Terça-feira, 17 de Março de 2009
Adeus Professor Vasco Moreira. ='/

Foi com grande tristeza que hoje quando acordei olhei para o telemovel e li a mensagem que me dava a inesperada notícia... O professor Vasco Moreira, meu ex-professor da disciplina de Portugês no secundário havia falecido esta noite de ataque cardíaco.

Caiu tudo. Não estava a espera. Nutria grande carinho por aquele Homem. Um professor exemplar, sempre disponível, bricalhão, amigo, uma quantidade enorme de adjectivo bons que tinha pra lhe dar! Um grande Homem que pela sua experiência de vida, acabava por marcar a nossa também... Daquelas pessoas que macam a nossa vida mesmo. Um Homem com quem aprendi muito. Não conheço ninguém que fosse aluno dele que tivesse algo a apontar-lhe, era acarinhado por todos... Desenvolvia grandes projectos a nivel profissional, num dos quais eu e mais duas colegas fomos escolhidas para representar uns excertos de um livro da Clara Pinto Correia na sua presença... Lembro-me do nervosismo que possuimos e de como eles nos gozava para aliviar a situação! Sempre a tentar tornar tudo muito mais leve! Lembro-me do lugar dele na sala de aula... Não se sentava atrás da secretária como a maior parte dos professores, preferia antes encostar-se a mesa enquanto estava de pé a dar a sua aula... Sempre atento a tudo mas sem demonstrar. Nunca o vi ser extremamente rígido para ninguém. Era tratado por nós e entre nós como "o vasquinho". No 12º ano foi obrigado a deixar de dar aulas a minha turma (que já acompanhava há 2 anos) por sobrecarga de incompatibiidade horários... A parte feminina da turma desmachou-se a chorar, a parte masculina nao consegui também esconder a tristeza... Ele simplesmente fez um pequeno discurso, notoriamente emocionado mas contido, e saiu... Que saudades! Desde esse dia, foram ainda algumas as vezes que nos cruzamos nos corredores da escola... Cumprimentava-me sempre de forma simpática e perguntava como estava, mandava uma piada ou outra... O mesmo Vasquinho de sempre... E agora entristece-me porque nao me consigo lembrar da última vez que o vi... E sei que nao vou voltar a vê-lo pessoalmente.... ;'( Tenho certeza que o mundo do ensino e da escrita ficou mais pobre.

Queria muito ir prestar uma última homenagem amanhã, dia do seu funeral, mas tenho exame na faculdade e vai-me ser impossível estar presente... Mas vou levar-lhe uma flôr no fim de semana ao local do seu repouso... Com a certeza de que guardo na memória e no coração recordações felizes de um Grande Homem!

Eternas saudades Prof. Vasco Moreira!


sinto-me: Triste, incrédula

publicado por Emo de Nemo Sem "N" às 21:30
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De Pedro a 18 de Março de 2009 às 01:39
Boa noite...vejo que também foi uma grande perda para ti, sou aluno na d. sancho e apesar de não o ter conhecido pessoalmente o Professor Vasco parecia ser uma pessoa extremamente alegre e inteligente, o carinho que que toda a gente sente por ele é visível na cara de todos os alunos e professores.

Amanhã a escola irá fechar, em homenagem a este grande Professor e a este grande Homem!

cmps

Pedro...


De Emo de Nemo Sem "N" a 18 de Março de 2009 às 09:07
Foi realmente uma grande perda... Para mim e para toda a gente que o acarinhava... Ainda nao acredito que aconteceu... Ainda tinha tantos projectos a realizar! Andava sempre envolvido em montes de projectos novos... Guardo a recordação e a saudade... :'(
cmps.

JC


De Rita Pereira a 18 de Março de 2009 às 18:29
Sou aluna na D. Sancho, mas mais importante, aluna do Prof. Vasco. Alias, era...
Custa tanto referir-me a ele no passado. Parece que ainda estou a viver um pesadelo.
Ao ler este post, revi-me completamente, e vi uma imagem do professor "vasquinho", como também era conhecido entre nós, ou até mesmo como "vascopédia" devido ao seu vasto conhecido.
Terei para sempre saudades daquele sorriso, que iluminava a sala cada vez que tinha português.




De Emo de Nemo Sem "N" a 18 de Março de 2009 às 20:27
O sorriso e as brincadeiras vão concerteza deixar muitas saudades em todos os que tiveram o prazer e a sorte de encontrar aquele Homem nas suas vidas... Como eu por exemplo... Marcou para sempre.Bate ainda mais a saudade quando penso que nao o vou voltar a ver... Não me vai voltar a cumprimentar e a sorrir como sempre... No fim de semana lá estarei a prestar a minha sentida homenagem ao melhor professor que tive até hoje...


De Susana a 19 de Março de 2009 às 20:29
Sem dúvida, um grande homem e um grande professor. Quem o conheceu e lidou com ele sabe bem o significado da sua perda. A terra ficou mais pobre, mas o céu sem dúvida mais rico...


De Emo de Nemo Sem "N" a 21 de Março de 2009 às 22:53
Sem dúvida alguma... Muito mais rico... é por lá que ele vai continuar a brilhar com o sorriso e boa disposição... ;'(


De Ângela a 27 de Março de 2009 às 11:35
Olá. Já passou cerca de uma semana da partida do nosso querido Prof. Vasco. As recordações têm sido mais que muitas e as saudades imensas. Ao ler as tuas palavras recordei os momentos que assisti às suas aulas. Aquele sorriso sempre presente, aquela serenidade fruto de alguém que sabia muito bem qual era o seu papel, aquela paciência inigualável. No ano passado fui sua estagiária e passei grande parte do ano a assistir às suas aulas. Eu e o meu colega João comentámos vezes sem conta o facto dos nossos alunos serem privilegiados em ter um professor assim. Felizmente tive a sorte de o conhecer no meu ano de primeira experiência no ensino e de poder desfrutar do seu apoio, dos seus ensinamentos e da sua amizade. É, SEM DÚVIDA, um grande exemplo no ensino, nas letras, na CULTURA.

Ângela


De The Girl In The Violet Scarf a 22 de Março de 2010 às 16:49
Ja la vai um ano desde que a D.Sancho perdeu um dos melhor professores de sempre!
Recordo me perfeitamente do dia da noticia.
Iamos ter a primeira aula da manha com ele. Mas nao havia sinais dele e o Prf. Vasco nunca se atrasara. Foi entao que oo pai de um aluno da turma que é medico ligou e ficamos a saber :(
a turma ficou desolada.
Guardo com enorme carinho todas as aulas e momentos com o professor, o que mais me marcou foi quando um aluno se dirigiu ao professor dizendo Éh professor voçe ainda nao foi a onde? (Dizia admirado enquanto o professor falava das suas viagens) e O prof. Vasco com o seu bem disposto e animado sorriso disse " Á lua. . . . Por enquanto ;)"


Eternamente Vasco Moreira


http://mytimeisnow.blogs.sapo.pt/


De Emo de Nemo Sem "N" a 23 de Março de 2010 às 10:36
Foi ele que escreveu o que tens nesse blog?


De The Girl In The Violet Scarf a 24 de Março de 2010 às 00:15
Escreveu o poema que esta assinado com o nome dele!
O primeiro poema leram na missa de "aniversario",um ano depois!


Comentar post

.mais sobre mim
.Visitas
Contador de visitas grátis
Sites
.Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30
31


.Me & You
Daisypath Anniversary Years Ticker
.arquivos

. Janeiro 2014

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Status

. Desapareceu Uma Gargalhad...

. "Solamente Pido"

. Ele.

. A Estupidez do Dia

. Desafio "6 Coisas que Não...

. A Saga dos Comprimidos

. Mini-Férias

. "Não Desistas de Mim"

. Comigo, cada mergulho é u...

.pesquisar
 
.Som
Fall For You - Secondhand Serenade
blogs SAPO
.subscrever feeds